Cultura - Quinta-feira, 17 de Março de 2022

ESCOLA DE MÚSICA DE CAXAMBU E SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA PROMOVEM INSTALAÇÃO ARTÍSTICA

A Instalação ECOando…” será realizada na Escola de Música Prefeito Isaac Rosental no Dia Mundial da Água, 22 de março as 15h. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Instalação (Krafts) é uma expressão artística da Arte Contemporânea composta por elementos iguais ou diversos, os quais são organizados de forma intencional em um ambiente específico. Ela pode ter um caráter efêmero ou pode ser recriada enquanto exposta. Diferentemente do que costuma ocorrer com esculturas ou pinturas, numa Instalação a mão do artista não está presente na obra como item notável e o espectador participa ativamente da obra, comportando-se não somente como apreciador. Ela possibilita o estímulo de sensações táteis, visuais, auditivas, térmicas e olfativas, permitindo a interação de diferentes artes numa mesma obra.Criada por Vanessa Gomsant, a Instalação ECOando… é um trabalho artístico queparte da ideia de promover e fundir a Eco Arte e a Educação Ambiental,transformando materiais reutilizáveis numa arte reflexiva e interativa com o intuito de despertar o público à observação e ao toque, e à conscientização ambiental. Composta por oito garrafas de vidro, uma colher de pau e folhas secas, naInstalação ECOando… as garrafas são expostas de forma alinhada e preenchidascom água, com o volume proporcional para que cada garrafa emita o som de uma nota musical diferente A Instalação ECOando… é um estímulo ao toque e ao som, à interação e àcriatividade a partir da reutilização e ressignificação de resíduos, ecoando noambiente som e natureza. É um estímulo visual para praticar a Arte e aSustentabilidade. Vanessa Gomsant é gestora, artista, arte-educadora e educadora ambiental. Há anos atua em Dança, Performance e Intervenção Urbana e desde 2002 atua na criação e coordenação de Projetos Culturais e Ambientais, na Arte-educação e na Educação Ambiental. Artivista, ela faz do meio o seu ambiente, do ambiente a sua arte e da sua arte o seu verbo.