Cultura - Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO E CULTURA VISITA CAXAMBU

O Secretário de Estado de Turismo e Cultura Leônidas Oliveira esteve em Caxambu nesta segunda-feira (30). Ele participou de um encontro realizado na sede da AMAG (Associação da Micro Região do Circuito das Águas) com Prefeitos, Secretários de Cultura e Turismo dos Municípios integrantes das associações de Circuitos Turísticos da região, entre outros.    O Prefeito Diogo Curi, o Secretário de Turismo e Cultura de Caxambu Filipe Condé e o Presidente da AMAG Edmir Geraldo Silva (Prefeito de Minduri) compuseram a mesa dos trabalhos ao lado do Secretário Leônidas e recepcionaram as autoridades, tendo ainda na comitiva Maristela Rangel – Chefe de Gabinete, Marília Palhares – Presidente IEPHA-MG, Igor Arci – Subsecretário de Cultura e Sérgio di Paula – Subsecretário de Turismo. Na oportunidade o Secretário Leônidas reforçou a importância do turismo para o desenvolvimento da região e destacou os trabalhos da Secretaria para descentralizar a cultura e o turismo em Minas Gerais. Explicou que serão alocados recursos de 600 milhões de reais por meio de editais para investimentos nas regiões turísticas de Minas Gerais, focando na produção artística e cultural como grande produto turístico do estado. O Secretário de Turismo de Caxambu Filipe Condé e Presidente da Associação Circuito das Águas, relatou algumas das ações que a IGR Circuito das Águas promoveu em sua gestão e falou da excelente relação com as demais associações turísticas da região, apontando também a regionalização como caminho para o desenvolvimento do turismo e da cultura em Minas Gerais. Já o Prefeito Diogo Curi agradeceu a presença de todos e garantiu que o trabalho regional de turismo deve ser meta dos gestores, com a unificação dos Circuitos Turísticos. Lembrou mais uma vez que as demandas são regionais, coletivas e que apesar de todos os Prefeitos e Secretários lutarem individualmente por seus problemas locais, existem as questões regionais e que sozinho não é possível caminhar. E conclamou todos para se organizarem e se prepararem para participar do Edital lançado pelo Governo de Minas com os 600 milhões de reais voltados para a cultura, para que os recursos fiquem na região e promovam o desenvolvimento cultural e turístico.  –“ As Terras Altas da Mantiqueira com seu bioma, que é o sexto maior do planeta, o Circuito das Águas e as Montanhas Mágicas, unidos poderão fazer muito mais tendo a AMAG como base para tais ações, junto as Associações dos Circuitos”.-lembrou Diogo Curi. O grupo visitou também o Parque das Águas de Caxambu, que é do Governo do Estado de Minas Gerais, para alinhar ações que possam promover as devidas obras de restauro e manutenção que o local precisa. O Secretário embarcou de volta para Belo Horizonte levando na agenda além das demandas do turismo, também pedidos dos Prefeitos com relação a manutenção das rodovias da região entre outras.