Cultura - Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021

SECRETÁRIO DE TURISMO DE MINAS GERAIS VISITA PARQUE DAS ÁGUAS E CONHECE PROJETOS CULTURAIS DO MUNICÍPIO

Durante visita em Caxambu na quarta-feira 15 de setembro, após ter anunciado investimentos em recursos para o Programa Reviva Turismo, o Secretário de Turismo e Cultura de Minas Gerais Leônidas Oliveira visitou o Parque das Águas de Caxambu, fez um passeio de bicicleta pela cidade para conhecer o roteiro Uma Luz na História e ainda conheceu importantes projetos culturais promovidos pela Prefeitura de Caxambu. Um deles foi a Escola Municipal de Música Isaac Rosental. Na oportunidade o Secretário conheceu de perto como funciona a escola e como o projeto está mudando a vida de muita gente, especialmente dos jovens de Caxambu. – É uma ação ímpar, que merece todo nosso apoio. Vou alinhar com o Prefeito Diogo Curi e com o Secretário Filipe Condé caminhos para ampliar este projeto – disse o Leônidas. Também acompanharam as visitas o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão, da subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa, do presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Felipe Pires, do presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis. Um dos membros da comitiva, o superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secult, Igor Arci esteve em uma reunião à parte com representantes de setores culturais do município, liderados pela Diretora de Cultura de Caxambu Mariana Gravina Prates Junqueira. Na oportunidade foram abordados temas relacionados aos editais do Estado de Minas Gerais para Cultura, as possibilidades de captação de recursos para os artistas individuais e os que estão em conjunto em associações ou MEI, tanto os federais como os estaduais. Também foram indicadas as plataformas de cursos e cartilhas, o qual os artistas poderiam obter as informações necessárias e ainda se colocou à disposição para problemas locais. Foi ressaltada ainda a situação da cultura popular registrada e cadastrado pelos municípios na no site da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, como Folia de Reis, Congada e festas populares que terão um repasse direto sem necessidade de se inserir em editais A expectativa é que após a visita e com o anuncio de investimentos, o setor de turismo e cultura de Caxambu possa ampliar as ações e despontar ainda mais como meio de geração de emprego e renda no município.