Cultura - Quarta-feira, 03 de Março de 2021

COLETA DAS ÁGUAS MINERAIS É BEM CULTURAL IMATERIAL DE CAXAMBU

Um Decreto assinado pelo Prefeito de Caxambu em 23 de fevereiro de 2021 homologou a aprovação do registro das coletas de água mineral no Parque das Águas de Caxambu como bem cultural imaterial e confere o título de Patrimônio Cultural e Imaterial. Este é o primeiro registro deste tipo no Brasil. Não existe outro registro de bem imaterial referente ao ato de coletar água em todo o país. -Esta ação é parte da estratégia de políticas públicas de ampliação de receitas por meio do ICMS do Patrimônio Cultural. Foi uma concepção da Secretaria de Turismo que além de ampliar nossa pontuação no ICMS cultural, garante a vinda de mais recursos ao município e ainda valoriza uma ação que faz parte de nossa cultura- afirma o Secretário de Turismo de Caxambu. O trabalho foi realizado em conjunto pelos pesquisadores Mariana Gravina Prates Junqueira, que é Diretora de Cultura de Caxambu, Lucas Canestri de Oliveira e Ana Paula Lemes. -“O registro da coleta de águas minerais como patrimônio imaterial aconteceu, pois os povos das águas, como gostamos de chamar os moradores do Circuito das águas, tem essa prática ancestral de coletar águas minerais, como uma atividade que faz parte da relação da população com sua ancestralidade e confere significado e pertencimento para diversas gerações”. – explica Mariana, Diretora de Cultura de Caxambu e uma das autoras da pesquisa. O hábito de pegar a água no Parque, segundo os pesquisadores, transcende a dimensão utilitarista da água e perpassa os sentidos e a compreensão de si mesmos, conferindo um lastro histórico e emocional com essas águas, capazes de curar, trazer bem-estar e vínculo com a própria ancestralidade. A instrução do registro da coleta das águas minerais no Parque Das Águas de Caxambu foi aprovada pelo Conselho do Patrimônio de Caxambu- COMPAC e logo após foi iniciada a pesquisa para realização do inventário desta prática cultural. -“Essa prática se torna tão arraigada ao imaginário das pessoas que muitos antigos moradores continuam vindo para visitar e levar uma grande quantidade de água, que costumam guardar como algo de extremo valor. Muito comum são os jovens que saem de casa para trabalhar ou estudar e retornam regularmente para visitar e buscar a água, que os fazem lembrar de casa, da infância e de seus ancestrais” – conta a pesquisadora. Esse registro garante que a população de Caxambu tenha o apoio do patrimônio para perpetuar essa relação cultural, histórica e afetiva para as próximas gerações. -“Com esse registro municipal de Caxambu, pretendemos expandi-lo para outras cidades do circuito das águas de modo que todos os povos das águas também tenham essa garantia e possivelmente conseguir um registro estadual da prática de coletar água mineral nos parques das águas de toda região”. – conclui.