Administração - Quinta-feira, 09 de Março de 2023

SECRETÁRIO DE TURISMO DE CAXAMBU É CONVIDADO PARA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE ÁGUA

Pela primeira vez na história, o município de Caxambu tem um representante aprovado para integrar um evento internacional deste porte O mundo estará reunido em Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 22 e 24 de março durante a Conferência da Água 2023, convocada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas ONU. O Secretário de Turismo e Cultura Filipe Condé Alves foi convidado a participar como resultado das diversas ações que a atual Administração Municipal, liderada pelo Prefeito Diogo Curi, vem realizando para proteger as águas minerais de Caxambu.   Para que possa fazer a viagem e representar o Município neste importante acontecimento mundial, o Executivo Municipal enviou um Projeto de Lei para a Câmara Municipal pedindo autorização para a viagem do Secretário de Turismo. Entre as iniciativas que proporcionaram a participação de um representante de Caxambu na Conferência da Água da ONU de 2023 estão a criação em 2018 da Área de Preservação Ambiental Municipal (APA) do Parque das Águas, com área total de 677 hectares. Também a implantação de iniciativa do Executivo Municipal em 25 de agosto de 2018, da Lei Municipal nº 2.514/2018, que reformulou o Sistema Cultural de Caxambu, importante marco na gestão política cultural do município e ferramenta de aprimoramento e reconhecimento da água como elemento cultural municipal. Em novembro de 2018, foi apresentado o conceito que propõe o registro do bem imaterial do uso e hábito de captação de água mineral no Parque das Águas em Caxambu como salvaguarda cultural e garantia de acesso à água fontes devido ao seu uso cultural. Com estas e muitas outras ações, o Município de Caxambu, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e apoio de instituições como o CIRAT – O Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade, se credenciou efoi convidado para participar desta Conferência da Água da 2023, convocada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas ONU, um momento único e histórico para Caxambu e para o futuro da humanidade.