Administração - Sexta-feira, 24 de Março de 2023

PROJETO MEL ENTRE FLORES: PRESERVAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Mais uma etapa do projeto “Mel entre Flores” foi realizada quarta-feira, (22), ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No Museu Municipal, foi instalada uma caixa de abelha nativa Jataí e ministrada uma oficina de conscientização. Após isto o grupo se dirigiu à Praça do Belvedere, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Mandaçaia. Entre os presentes estavam Ely José Caminha Marques, Secretário de Meio Ambiente, Helena Luisa de Carvalho, Diretora de Saneamento,Lucas Souza Oliveira Bueno, estagiário, Alan Ribeiro Halfred, Servidor Municipal e Nelson Monteiro dos Santos, entre outros convidados. Na abertura do evento, o Secretário do Meio Ambiente Ely Marques agradeceu a presença e empenho de todos, e em seguida a Diretora de Saneamento Helena Luisa abordou a importância do projeto e da valorização das espécies nativas. Ela explicou que estava acontecendo o terceiro evento com a 4ª e 5ª instalação, tendo sido a primeira no Horto Municipal, a segunda na Praça Santa Isabel de Hungria e a terceira no Centro de Convenções. O projeto “Mel entre Flores” visa a proteção e divulgação das abelhas nativas, que não possuem ferrão e não oferecem risco à população, com a instalação de 5 (cinco) caixas de abelhas e oficinas de educação e conscientização ambiental. Estas abelhas são responsáveis pela polinização em plantas, um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais. Ressalta-se que as abelhas nativas não possuem ferrão, são de pequeno porte e produzem uma quantidade pequena de mel quando comparadas as abelhas Appis (abelhas com ferrão e responsáveis pela grande maioria do mel comercial). As caixas instaladas são para proteção do enxame e não devem ser utilizadas como apoio ou qualquer outra finalidade que não seja a de moradia para as abelhas.