Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE APRESENTAÇÃO SOBRE SISTEMAS ISOLADOS DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Com o objetivo deapresentar e apontar a importância do correto tratamento de esgoto, principalmente em locais isolados que não são atendidos pela rede pública, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu uma apresentação na sala de reuniões da AMAG na quarta-feira (17). Na oportunidade foram demonstradas também opções de tecnologias que atendam às necessidades dos moradores e do meio ambiente. Participaram engenheiros, arquitetos, síndicos, loteadores, biólogos, moradores da zona rural entre outros. O Secretário do Meio Ambiente, Ely José Caminha Marques, fez a abertura da reunião, agradecendo a todos presentes e abordando a importância que o tratamento adequado de esgotamento sanitário traz para população e para o meio ambiente. Falou também que a Secretaria está aberta para poder ajudar todos envolvidos, desde engenheiros até moradores da zona rural ou locais não atendidos pela rede pública, a solucionar os seus problemas ambientais. Dando sequência, a Diretora de Saneamento, Helena Luisa de Carvalho, abordou que existem várias soluções para tratamento de esgoto, e que o efluente também pode ser separado e reutilizado. Também indicou que os participantes procurassem pelo Catalosan – Catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento para analisar e entender melhor sobre outras tecnologias. Frisou que o lançamento de efluente em recursos hídricos, ou a utilização de fossas rudimentares (erroneamente denominadas “fossas negras”), que apenas centralizam o lançamento e não passam por nenhum tipo de tratamento, não são consideradas destinações corretas e são passíveis de multa ambiental. O Secretário Ely apresentou Luiz Guilherme, técnico da empresa Bioete, falando que a empresa procurou a SEMAM para apresentação e, como entende a importância de todos envolvidos, ampliou o público alvo e tornou a reunião aberta. Luiz Guilherme iniciou a apresentação mostrando os sistemas incorretos de destinação de efluentes, abordando as diversas doenças de veiculação hídrica, as sanções penais por crime ambiental, e apresentou a tecnologia da Bioete, a qual faz o tratamento do efluente em 4 estágios, não gera lodo e segue todas legislações ambientais. Após a apresentação os participantes puderam tirar dúvidas referentes ao sistema apresentado, com questões técnicas, de engenharia e de custo-benefício. O engenheiro Clóvis Almeida comentou: -“Queremos agradecer a Secretaria de Meio Ambiente por momentos como este, que além de esclarecer e incentivar, nos mostra o caminho para dar o exemplo de melhorias que podem ser feitas com mais simplicidade. As soluções apresentadas, de todas as suas nuances, prós e contras, elas vão nos dando uma visão maior do que pode acontecer no futuro. Se começarmos agora, podemos ser uma cidade pioneira em muitos sentidos, não só com a melhor água mas também com o melhor meio ambiente” – disse ele Ao final o Secretário de Meio Ambiente agradeceu a presença de todos e citou o Novo Marco do Saneamento, o qual visa a meta de universalização dos serviços até 2033 (Lei nº14.026/2020).