Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023

CURSOS AMPLIAM OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

O Sindicato Rural de Caxambu, Senar MG e Prefeitura de Caxambu promoveram três importantes cursos na Central de Inclusão Produtiva que funciona no Centro de Convenções. PRODUÇÃO DE GELÉIA REAL E ABELHA RAINHA Aconteceu entre os dias 23 e 27 de janeiro  o curso de Produção de Geleia Real e Abelha Rainha, totalizando uma carga de 40 horas/aula, ministrado pelo Técnico Sérgio – Instrutor do SENAR. Destinado aos produtores apículas  e profissionais que desejam atuar na área de produção de geleia real e abelha rainha e povoação de colmeias, o curso contou com 12 alunos que aprenderam sobre o manejo de enxames induzindo-os à produção visando a melhor utilização, tanto da geleia real como das abelhas rainhas. A produção de geleia real é uma boa opção para aumentar a renda. Diferentemente do mel, ela pode ser produzida o ano todo e em um tempo menor. Em apenas 4 dias a geleia está pronta para ser retirada da colmeia e consumida. CURSO DE HORTA CASEIRA – SENAR Realizado entre os dia 30 de Janeiro e 1 de fevereiro o curso de Horta Caseira teve uma carga de 40 horas/aula com participação de 12 alunos e foi ministrado pelo  Engenheiro Agrônomo Almir Claret da Silva – Instrutor do SENAR. O objetivo principal foi estimular a produção de alimentos e o próprio sustento familiar com o cultivo de cebolinha, alface, leguminosas e de muitos outros vegetais.  Foi ensinado aos participantes a importância de produzir e ter todos esses alimentos na horta de casa, pois além de enriquecer o cardápio, faz bem à saúde e ajuda na economia da renda familiar. CURSO DE SOLDA – ELETRODO REVESTIDO – SENAR O curso de Solda – Eletrodo Revestido, foi realizado entre os dias 1 e 3 de fevereiro, totalizando uma carga de 24 horas/aula com participação de 8 alunos e ministrado pelo instrutor engenheiro Felipe Lorenzoni Martins. As aulas foram voltadas para o desenvolvimento  dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação profissional como soldador, de acordo com a missão e o perfil de competências definidas pelo Comitê Técnico Setorial de Soldagem (FBTS), bem como para formação das competências gerais necessárias para o exercício da profissão de soldador elétrico.   Além das técnicas específicas de solda, os participantes também aprenderam sobre segurança, especialmente a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como avental de raspa de couro, óculos transparentes, máscara de solda, luvas, mangote e perneira. A demanda pela  mão de obra especializada na técnica de soldagem tem sido grande na região, o curso veio suprir uma grande vacância no setor. Os profissionais preparados neste curso poderão estão aptos para o mercado de trabalho e assim garantir uma evolução na situação socioeconômica familiar.