Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023

MAIS CONHECIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO EM CURSOS DO SENAR MG

Por meio da parceria entre Sindicato Rural de Caxambu, Senar MG e Prefeitura, foram realizados mais dois importantes cursos profissionalizantes na Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que funciona no Centro de Convenções. CURSO DE SOLDA EM ARCO ELÉTRICO – ELETRODO REVESTIDO Ministrado entre os dias 14 e 16 de fevereiro pelo instrutor Felipe Martins – , Engenheiro Agrícola – Instrutor do SENAR, o curso teve como objetivo qualificar os participantes na operação de máquinas de solda que utilizam o arco elétrico para a soldagem de peças metálicas em diversas espessuras. No treinamento, que contou com 8 alunos, foram passadas informações eletrotécnicas do funcionamento das máquinas, especificações de soldas e das variadas posições em que devem ser realizadas; identificação do eletrodo revestido ideal para cada execução de serviço, amperagens, manuseio adequado dos aparatos e ferramentas ligados na máquina de solda; sobre o funcionamento das máquinas inversoras e transformadoras; utilização correta dos EPis necessários para a execução dos serviços e também sobre a legislação que regulamenta a profissão. CURSO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTOSSERRA Também realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro este curso contou com 10 alunos e teve como instrutor o engenheiro mecânico Wellington do SENAR. O objetivo foi qualificar os participantes a operar motosserras de combustão de forma segura e rentável. Durante as aulas foram passadas informações a respeito da legislação para porte e uso desse tipo de máquina, como também instruções de manutenção preventiva, práticas seguras de derrubada e corte em toras de árvores, com a utilização de técnicas para abate direcional e corte sob pressão. Estas ações, impulsionadas pela Prefeitura na atual administração, em parceria com as duas importantes instituições (Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG) geram oportunidades de empregabilidade, mais renda e proporcionam ao mercado, profissionais qualificados que irão suprir parte da demanda no município e região.