Administração - Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022

PROJETO MEL ENTRE FLORES: NOVAS CAIXAS DE ABELHAS SÃO INSTALADAS

O segundo evento do projeto “Mel entre Flores” aconteceu nesta quarta-feira (21) na Praça Santa Isabel, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Jataí e ministrado a Oficina de Conscientização. Em seguida, o grupo que participou da ação se dirigiu ao Centro de Convenções, onde foi instalada uma caixa de abelha nativa Mandaçaia. Por fim, foram instaladas duas iscas de captura de abelhas nativas no espaço externo do Museu Municipal, no qual será instalado a próxima caixa, em janeiro de 2023. Na abertura do evento, a Diretora de Saneamento Helena Luisa abordou a importância do projeto e explicou que estava acontecendo a segunda instalação, tendo sido a primeira no Horto Municipal. Agradeceu a parceria com a Secretaria de Turismo e a presença de representantes da Secretaria de Obras e de Desenvolvimento Econômico.  “É importante conscientizar a população de que estas abelhas não geram perigo nenhum, pelo contrário, só estão contribuindo para o meio ambiente” – explicou Helena Luisa. O evento foi guiado pelo voluntário Dirceu Castro, proprietário do Apiário Canto do Vale. O palestrante explicou como é o funcionamento da colmeia de abelhas jataí e mandaçaia, falou sobre o porquê da escolha do local e disse sobre a importância e raridade do mel destas abelhas.   As abelhas nativas não possuem ferrão, são de pequeno porte e produzem uma quantidade pequena de mel quando comparadas as abelhas Appis (abelhas com ferrão e responsáveis pela grande maioria do mel comercial). As caixas instaladas são para proteção do enxame e não devem ser utilizadas como apoio ou qualquer outra finalidade que não seja a de moradia para as abelhas. -“Foi muito interessante ver esta iniciativa, como uma manutenção dos polinizadores naturais, como projeto de educação ambiental para população e como atrativo turístico, demonstrando que a prefeitura cuida e se envolve com o meio ambiente. ” – disse o biólogo Ronaldo Sampaio que acompanhou as instalações.  A Diretora de Agropecuária da Prefeitura de Caxambu e Médica Veterinária Mariana Berutti destacou a importância da ação –“Esta iniciativa é importante para população ter conhecimento de que existem outras espécies de abelhas, no caso nativas, para conscientização e para educação ambiental.”- afirmou. O projeto “Mel entre Flores” visa a proteção e divulgação das abelhas nativas, que não possuem ferrão e não oferecem risco à população, com a instalação de 5 (cinco) caixas de abelhas e oficinas de educação e conscientização ambiental. Estas abelhas são responsáveis pela polinização em plantas, um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais.