Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022

CURSO DE TURISMO RURAL EM CAXAMBU

A formatura dos alunos do Curso de Turismo Rural aconteceu na quinta-feira (8) em Caxambu. O evento, realizado na Pousada e Espaço de Eventos Golden Garden contou com presença do Gerente Regional do SENAR MG Wander Magalhães, do Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Caxambu Amaro Gadbem e do Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Rafael, além de convidados, familiares dos formandos e equipe de apoio do Senar MG e do Sindicato Rural. A iniciativa em trazer o curso para o município foi do Sindicato Rural e SENAR MG com o apoio da Prefeitura de Caxambu que mantém uma parceria de sucesso com as instituições. -“O programa forma agentes que desenvolverão produtos turísticos, planejamento do turismo envolvendo propriedades rurais, ações de melhoria das pousadas, restaurantes e demais instituições envolvidas. Além disto o Agente de Turismo Rural promove o turismo no município através de iniciativas voltadas para a sustentabilidade com desenvolvimento ambiental, econômico e social” – explicou Wander Magalhães Gerente Regional do Senar MG. -“Olhando para a nossa essência, a vocação do nosso município é o turismo e logo este programa de Agente de Turismo Rural do SENAR veio capacitar a nossa mão de obra para explorar de maneira profissional as nossas riquezas do campo, dando uma ênfase maior na sustentabilidade, preservação da natureza, conservação dos costumes e tradições da nossa terra e desta maneira gerando oportunidades e fonte de renda ao homem do campo” – afirmou o Presidente do Sindicato Rural de Caxambu. Veja abaixo o depoimento de participantes do Curso Jaques Fernandes Izumi – Guia de Turismo O Curso de Agente de Turismo Rural realizado pelo SENAR é considerado o mais completo do Brasil. Foi realizado em seis módulos ministrados ao longo de seis meses. Os alunos aprenderam como implantar o turismo em uma propriedade, como desenvolver o potencial delas, como lidar com a segurança na atividade turística, hospedagens e alimentação. Em um dos módulos os alunos aprenderam a desenvolver trilhas turísticas e classifica-las. Foram criados no curso quatro roteiros turísticos para Caxambu: Caminhos da Roseta; Memória, Terra e Água; Rota Imperial: do café ao azeite; Rota romântica e Doces Lembranças. Onde foram apresentados novos atrativos na cidade e região. A expectativa é que possamos explorar as potencialidades turísticas da nossa cidade, da região do Circuito das Águas e cooperar com o empreendedorismo rural. Flávia Maria Silva Pereira – Gerente Financeiro da Pousada Golden Garden O Curso nos trouxe um aprendizado muito significativo sobre como conduzir de forma eficiente, responsável e ao mesmo tempo divertida um grupo de turistas que tem como principais objetivos conhecer novos lugares e aproveitar ao máximo as riquezas e atrativos do local visitado. De uma certa forma eu trabalho com turistas, porém indiretamente; pois minha área é mais voltada para o financeiro. Já que trabalho no setor administrativo da Pousada Golden Garden. A condução de um turista depende muito também de um bom planejamento seja ele financeiro ou de roteiros. Noeli Gadbem – empresária O Programa Agente de Turismo Rural do Senar foi muito importante para Caxambu. Agora temos mais 12 pessoas capacitadas para atuação no turismo de nossa cidade.  Foram seis meses de aprendizado e troca de conhecimentos. Agora é colocar em prática os projetos e roteiros para alavancar ainda mais  o turismo.