Administração - Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022

PREFEITURA DE CAXAMBU ESTÁ EMITINDO O CAF: NOVO CADASTRO QUE SUBSTITUI A DAP

Na foto o servidor Áquila Silva, o produtor rural sr. Manuel, a Diretora de Agropecuária e médica Veterinária Dra. Mariana Berutti e o eng. Agrônomo Hiram Vilas Boas A Prefeitura de Caxambu, por meio da Diretoria de Agropecuária, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está emitindo o novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que substituiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A autorização para a Prefeitura de Caxambu realizar este serviço foi emitida pelo Ministério da Agricultura no início de novembro e a equipe do setor está treinada e preparada para atender os agricultores familiares. São produtores rurais, como sr Manuel, que esteve na manhã desta quarta-feira (16) na Diretoria de Agropecuária no Centro de Convenções e já conseguiu emitir o CAF com o suporte completo da equipe da Prefeitura de Caxambu. É mais um serviço que a atual Administração Municipal presta a partir de agora ao produtor rural, como apoio ao desenvolvimento do setor agropecuário. O novo cadastro é uma espécie de RG para os agricultores familiares e, só com ele, é possível acesso aos programas e financiamentos públicos. A substituição foi necessária devido ao aprimoramento do sistema de emissão da DAP para o CAF, com uma base de dados muito mais complexa dentro do Governo Federal. A partir daí as informações dos agricultores familiares serão filtradas, para os qualificar melhor e direcioná-los de maneira mais assertiva ao grupo do Pronaf que se encaixam. SAIBA MAIS SOBRE O NOVO CAF O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais). A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Portanto, a inscrição no CAF deverá substituir a DAP – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para fins de acesso a todas as políticas públicas que tem esse documento como requisito. Para realizar a inscrição no CAF, o requerente deverá buscar uma entidade integrante da Rede CAF, pois somente os agentes cadastradores da Rede CAF terão acesso ao sistema. ATENÇÃO PRODUTOR RURAL Marque horário para fazer a emissão do seu CAF na Prefeitura de Caxambu. Entre em contato pelo celular: 35 99825-4372. Mais informações na Diretoria de Agropecuária que funciona no Centro de Convenções das 9h as 17h.