Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022

CENTRAL DE INCLUSÃO PRODUTIVA RECEBE CURSOS DO SENAR MG

Por meio da parceria entre Sindicato Rural de Caxambu, Senar MG e Prefeitura Municipal a Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu importantes cursos, que preparam para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. O curso de Brigadista Orgânico foi realizado entre os dias 07 e 09 de novembro e o de Brigadista Florestal aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro, com participação de 24 alunos. no total e foram ministrados pelo engenheiro Ambiental Paulo Francis Figueró Pena – Instrutor do SENAR. Ambos os cursos tiveram como objetivo dar treinamento aos participantes na  prevenção de  queimadas, na propagação de incêndios e mostrar quais os procedimentos após a queimada. Incluiu temas como comportamento do fogo, equipamentos adequados, ferramentas e EPIs para o combate às queimadas, ferimentos mais comuns entre outros. Com 80% do conteúdo aplicado de forma prática, os participantes aprenderam a utilizar equipamentos para o controle de incêndios, como: hidrante, extintores de incêndio, abafador e bomba costal. Além de práticas de resgate, primeiros socorros, com técnicas de imobilização, contenção de hemorragia e reanimação cardiopulmonar. SAÚDE E ATENÇÃO AO IDOSO O curso de Saúde e Atenção ao Idoso aconteceu entre os dias 24 a 28 de outubro foi ministrado pelo Enfermeiro Eduardo – Instrutora do SENAR. O objetivo foi capacitar pessoas para a realização de tarefas e serviços que garantam a saúde dos idosos e evitem que eles se envolvam em acidentes. Os alunos aprenderam no curso a importância de estarem atentos aos horários de medicamentos, alimentação balanceada para o idoso, troca de fralda, higiene íntima. Conheceram quais são as atribuições do cuidador,  entre elas, atenção, cuidado e ainda a de ser um elo entre o idoso, família e a equipe de saúde. As aulas trouxeram ainda uma visão mais ampla de forma teórica e prática sobre os cuidados que devem ser exercidos para que os idosos tenham qualidade de vida, com foco em vários âmbitos, como físico, emocional e social.