Administração - Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Para a marcar o Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Caxambu por meio da Secretaria de Turismo e Cultura promoveu neste domingo (20) atividades que valorizaram a data tão especial. A Praça 16 de setembro foi palco de uma apresentação do Grupo Folia de Reis Estrela Guia que resgatou esta tão marcante tradição regional. Em seguida teve palestra sobre O Patrimônio Histórico e Cultural de Caxambu com Caio Penha. O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.