Administração - Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022

SEMINÁRIO DO INCRA EM CAXAMBU

Um dos Seminários de Nivelamento do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária foi realizado em Caxambu nos dias 3 e 4 de novembro, com palestras e apresentações na Câmara Municipal. Pela Prefeitura de Caxambu participou o servidor Rogério de Carvalho Lattouf, que é responsável pelo atendimento do Incra no município. Importância dos Seminários Neste ano de 2022 foram realizados em treze cidades mineiras, incluindo a sede da Superintendência do INCRA em Belo Horizonte, seminários de capacitação, visando adequar os responsáveis pelas unidades municipais de cadastramento, às novas funcionalidades do Sistema de Cadastro Rural junto ao INCRA e também à sincronização de dados dos imóveis rurais na Receita Federal do Brasil. O município de Caxambu, pela excelência de seus serviços prestados, foi escolhido como uma das sedes dos seminários no sul de Minas.  Novidades para 2023 Estão previstas e em fase de implantação em 2023, novas funcionalidades que tornarão possível mais exatidão no cadastro, na localização georreferenciada e no uso do solo, em toda a malha fundiária do país. A nova legislação que entrará em vigor, incorrerá em que todos os proprietários e produtores rurais deverão georreferenciar seus imóveis, quer grandes, médias ou pequenas propriedades e minifundios no prazo legal que será estabelecido. Também, o atendimento das UMCS municipais, deverá ser gradualmente online, evitando-se assim, o uso de papeis, retenção de documentos, pessoais, de posse ou propriedade, como, escrituras, registros de cartórios e outros.  Dessa forma, as UMCS executarão mais seu papel como analistas, do que propriamente de recepção. Assim, sendo esses seminários de nivelamento, tiveram por objetivo, capacitar as UMCS municipais a exercerem essas funções de acordo com o avanço da tecnologia. A descentralização do treinamento por regiões e em diversas cidades, possibilita que os custos de deslocamento e viagens sejam reduzidos. (Informações repassadas por Rogério de Carvalho Lattouf)