Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 27 de Junho de 2022

CICLO DE CURSOS DO SENAR / SINDICATO RURAL DE CAXAMBU EM PARCERIA COM A PREFEITURA

Mais uma rodada de cursos promovidos pelo Senar MG, por meio do Sindicato Rural de Caxambu em parceria com a Prefeitura, promoveram momentos de aprendizado que abrem oportunidades de emprego e empreendedorismo. No total a iniciativa contou a participação de 38 alunos. Veja quais foram os cursos deste ciclo, realizados na Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social. 20 a 24 de junho – VESTUÁRIO MASCULINO – O curso foi ministrado pelo professor de costura Abner Salém. No conteúdo programático foram apresentados temas como a importância econômica da produção de roupas; vocabulário específico relativo à atividade; funcionamento da máquina de costura; medidas, traçado e cópia de moldes; preparo do tecido, acabamento entre outros. 22 a 23 – DESDOBRAMENTO DE TORAS – Neste curso os alunos puderam aprender que o desdobro significa extrair diversos pedaços da tora de madeira, em seções apropriadas para cada aplicação, como tábuas, vigas, ripas, caibros e sarrafos. O curso ensinou a realizar o desdobramento com o máximo aproveitamento da madeira e aumento do valor agregado das peças. Na oportunidade, os alunos, também receberam conhecimentos básicos sobre marcas, modelos e componentes de motosserra, montagem e desmontagem do conjunto de corte, tipos de madeira, posicionamento das toras, técnicas para posicionar, remoção e desdobramento de toras, dentre outras habilidades. O treinamento foi ministrado pelo Engenheiro Mecânico Wellington. 20 a 22 – RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – Ministrado pelo Engenheiro Florestal Ronan, o curso apresentou aos alunos informações sobre o que são áreas que perderam boa parte ou toda sua capacidade produtiva e que tiveram redução da quantidade e qualidade da capacidade do solo para produção vegetal. No curso, os participantes receberam também conteúdos sobre normas ambientais estaduais vigentes; diagnosticaram uma área degradada e devolveram espécies vegetais; aprenderam como restituir as características originais a área degradada e alterada fazendo a sucessão ecológica. 23 a 25 – RECUPERAÇÃO DE NASCENTES – Também ministrado pelo Engenheiro Florestal Ronan, este curso proporcionou aos participantes a oportunidade de aprenderam como promover a proteção das nascentes que estão localizadas nas propriedades rurais utilizando cinco passos: identificar, cercar, limpar, controlar e replantar. Puderam ainda conhecer sobre a importância da água e as técnicas para a sua preservação.