Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 14 de Abril de 2022

CURSOS NA CENTRAL DE INCLUSÃO PRODUTIVA

Os cursos promovidos pelo Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG em parceria com a Prefeitura de Caxambu na Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social, continuam proporcionando oportunidades de qualificação profissional. O curso de Brigadista Orgânico foi realizado entre os dias 4 e 6 de abril e o de Brigadista Complementar dos dias 7 a 8, ambos ministrados pelo Engenheiro Ambiental Paulo Francis Figueró Pena – Instrutor do SENAR. O objetivo foi dar treinamento aos participantes na  prevenção de  queimadas, na propagação de incêndios e até mesmo como agir após a queimada. Incluiu temas como comportamento do fogo, equipamentos adequados, ferramentas e EPIs para o combate às queimadas, ferimentos mais comuns entre outros. Os alunos receberam a preparação quanto a resposta rápida aos incêndios e no conhecimento prático da utilização de novas tecnologias, aguçando uma nova visão com relação ao fogo. Também, sobre as regras e a legislação em vigor. Com 80% do conteúdo aplicado de forma prática, os participantes aprenderam a utilizar equipamentos para o controle de incêndios, como: caminhão pipa com canhão manual, hidrante, extintores de incêndio, abafador e bomba costal. Além de práticas de resgate, primeiros socorros, com técnicas de imobilização, contenção de hemorragia e reanimação cardiopulmonar. SAÚDE E ATENÇÃO AO IDOSO Também foi realizado entre os dias 4 e 8 de abril o curso de Saúde e Atenção ao Idoso, com participação de 11 alunos, ministrado pela Enfermeira Juliana – Instrutora do SENAR. O objetivo foi capacitar pessoas para a realização de tarefas e serviços que garantam a saúde dos idosos e evitem que eles se envolvam em acidentes. Os alunos aprenderam no curso a importância de estarem atentos aos horários de medicamentos, alimentação balanceada para o idoso, troca de fralda, higiene íntima. Conheceram quais são as atribuições do cuidador, entre elas, atenção, cuidado e ainda a de ser um elo entre o idoso, família e a equipe de saúde. CURSO DE CORTE E COSTURA – VESTUÁRIO FEMININO O objetivo do curso foi dar capacitação  às participantes na confecção de peças do vestuário feminino, na operação  da máquina de costura utilizando técnicas avançadas, visando a  estimulação do empreendedorismo.    Na oportunidade as alunas aprenderam as particularidades do corte e costura na modalidade feminina e a importância econômica da produção de roupas. O curso foi realizado entre os dias 4 e 8 de abril com a participação de 11 alunas e foi ministrado pelo costureiro Abner Sallen – Instrutor do SENAR.