Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 25 de Abril de 2022

CURSOS DA CENTRAL DE INCLUSÃO PRODUTIVA GERAM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Os cursos realizados na Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG promovem oportunidades para crescimento profissional. O curso de Qualidade de Vida foi ministrado pela enfermeira Edlaine, instrutora do SENAR e aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril, abordando informações sobre a prevenção, redução e neutralização dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural e urbano, com vistas a promoção  e ao  melhoramento da saúde dos produtores e seus familiares. No mesmo período, entre os dias 11 e 14 de abril, aconteceu o curso de Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros com orientações da instrurtora do Senar Enfermeira Juliana e participação de 11 alunos. Durante as aulas os participantes aprenderam, por exemplo, que acidentes ocorrem na maioria dos casos, devido à falta de informação, seja na área rural como urbana.  O curso oferecido pelo SENAR MINAS teve a  carga horária de 32 horas, sendo 15% da carga horária destinada à prevenção de acidentes, que tem como foco a prevenção aos animais peçonhentos e domésticos, e 85% aos primeiros socorros, que é ministrado, prioritariamente, por meio de aulas práticas. Na mesma data aconteceu ainda o curso de Produção Artesanal de Bordado, com aulas comandadas pela artesã Silvana Márcia da Silva Podestá – Instrutora SENAR e teve por finalidade ensinar os processos do bordado simples e com eles retratar alguma figura do Parque das Águas e pontos turísticos de Caxambu. Foi uma oportunidade muito importante para todas as participantes que puderam agregar mais conhecimento e aprimoramento aos trabalhos que já realizavam.