Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 07 de Abril de 2022

CURSO ENSINA PRODUÇÃO DE QUEIJOS ESPECIAIS

Os produtores de queijo de Caxambu que já atuam no mercado e aqueles que desejam iniciar na atividade, tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimento e ampliar as possibilidades no empreendedorismo com o Curso de Produção Artesanal de Queijo – Especial, promovido pelo Sindicato Rural de Caxambu e SENAR em parceria com a Prefeitura de Caxambu. As aulas, ministradas pela instrutora do SENAR Aline Pereira Martins foram realizadas entre os dias 28 de março e 1 de abril, nas dependências da Central de Inclusão Produtiva, no Centro de Convenções. Na oportunidade foram apresentadas informações e práticas de como identificar as características do leite para fabricação de queijos, quais são de fatos os queijos artesanais, como pasteurizar o leite em uma pequena queijaria, as diversas etapas da fabricação de queijos, maturação, aspectos artesanais, exigências legais para produção e comercialização com direcionamento nas demandas entre outras. O universo queijeiro está em constante crescimento e carece de profissionais capacitados, por ser uma produção que é envolvida pela arte e por toda uma cultura regional que remete à uma identidade.