Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 11 de Abril de 2022

AULA INAUGURAL DO CURSO TÉCNICO DE AGRONEGÓCIO

O Sindicato Rural de Caxambu, o SENAR MG e a Prefeitura de Caxambu promoveram no sábado (9) um evento para marcar o início oficial e a aula presencial inaugural do Curso de Técnico em Agronegócio da Rede E Tec Brasil / Senar.   Este evento foi para dar boas-vindas aos alunos e o início de muitos outros cursos e realizações nesta parceria que visa o desenvolvimento do agronegócio no município de Caxambu e região. -“ É uma enorme satisfação para todos nós receber este curso em Caxambu, pois existem apenas dois destes polos aprovados em todo o estado e Minas Gerais e um destes em nossa cidade. A procura pelo curso superou as expectativas e só tenho a agradecer a parceria do Sindicato Rural e do Senar Minas e desejar boa sorte a todos” – afirmou o Prefeito Diogo Curi. Estiveram presentes, além dos alunos e professores, autoridades municipais e representantes do Senar. -“Este é o resultado de um trabalho que vem sendo realizado há algum tempo e tudo tem andado tão bem que acabamos por trazer este curso técnico para cá. E um detalhe importante: o mercado vai absorver esta mão de obra que será formada neste curso. Precisamos ressaltar o pleno apoio da Prefeitura que foi essencial para a realização de um curso desta natureza e agradecer ainda a atuação de forma incondicional e a eficiência do Sindicato Rural que é o grande parceiro nos cursos em diversas ações” – disse Wander Magalhães Moreira Júnior Gerente Regional do Senar MG.   Para o Presidente do Sindicato Rural de Caxambu a oportunidade é única na região e fruto de uma parceria sólida. –“Parabenizo os alunos, que participaram de um processo seletivo rigoroso, desejo sucesso, pois estamos numa área que cresce no Brasil e gera novas oportunidades.  Agradeço a todos que contribuíram para que o curso fosse realizado aqui em Caxambu, a Prefeitura e toda a equipe, a direção e as colaboradoras do Sindicato Rural e ao Senar Minas que deu total condição para a realização deste curso” – afirmou Eduardo Pereira de Castilho Rafael. O curso conta com participação de alunos de Soledade de Minas, Caxambu, Cruzília, São Vicente, Baependi, Heliodora e até do sul da Bahia.  – “Para nós alunos é uma oportunidade única, que valoriza também a nossa região e especialmente Caxambu que é uma cidade polo regional”. – disse Marcos Antônio de Moraes que representou os alunos na cerimônia.   Segundo Tércia Pereira de Almeida, Gerente Educacional Formal do Senar MG, a valorização da região com um curso deste porte é importante, assim como para o desenvolvimento do agronegócio – “Temos aqui pessoas que são impulsionadas pelo que acreditam. Este é o diferencial. Temos a valorização da cidade e região e a formação de profissionais que vão agregar ao desenvolvimento da atividade rural. Sem falar neste espaço diferenciado cedido pela Prefeitura e pelo apoio dado para a realização deste curso.  Ou seja, um movimento com a presença e participação de todos que efetiva as parcerias e promove o desenvolvimento”- afirmou a representante do Senar MG. O Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio proporciona habilitação profissional como Técnico em Agronegócio, equivalente à Técnico de Nível Médio. As aulas têm Ensino a Distância (80% online) e 20% presencial com as aulas sendo realizadas no Centro de Convenções. A carga horária total é de  1.200 horas e a duração do curso é de 2 anos.