Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 25 de Março de 2022

CURSOS DO SENAR: SAÚDE DA MULHER E PRODUÇÃO DE BORDADO SÃO DESTAQUE EM MARÇO

Os cursos do SENAR e Sindicato Rural de Caxambu, em parceria com a Central de Inclusão Produtiva, da Secretaria de Desenvolvimento Social continuam gerando novas oportunidades em Caxambu. Entre os dias 07 e 11 de março foram realizadas duas edições do curso de Saúde da Mulher com participação de 20 alunas, ministrado pela enfermeira Juliana Maria Fernandes Irineu instrutora do SENAR. O curso teve por finalidade criar oportunidades de educação e informação para a promoção da saúde preventiva e integral da mulher, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva. Durante o curso, as alunas aprenderam mais sobre os vários aspectos que fazem parte do cotidiano feminino, como: tensão pré-menstrual (TPM), depressão, ansiedade, tipos de violência, direitos e deveres da mulher, autoestima entre outros. BORDADO As atividades continuaram entre os dias 14 e 17 de março quando foi realizado o curso de Produção Artesanal de Bordado, com participação de 8 alunas e ministrado por  Silvana Márcia da Silva Podestá, Instrutora SENAR O objetivo foi ensinar os processos do bordado simples e com eles retratar alguma figura do Parque das Águas e pontos turísticos de Caxambu. O bordado é uma arte milenar de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando os mais variados desenhos. Essa arte, além de permitir o resgate cultural, para muitas famílias retrata uma nova opção de geração de renda.