Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 18 de Março de 2022

PALESTRAS ABORDAM PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE COM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS

Nesta sexta-feira (18) a Secretaria de Meio Ambiente promoveu mais uma etapa do projeto Direito Ambiental na Escola, uma iniciativa que conta com o apoio da Secretaria de Educação e com início também das comemorações da Semana da Água. Desta vez as palestras foram nas escolas Padre Correia de Almeida e Chapeuzinho Vermelho. A primeira apresentação foi para alunos do 4º ano em comemoração ao Dia Mundial da Água, com o tema “Bacia Hidrográfica do Rio Verde: Águas de Caxambu”. Foram abordados ainda assuntos como a disponibilidade hídrica no mundo e no Brasil, a crise hídrica, o conceito e em qual bacia hidrográfica o município de Caxambu se encontra, além de explicações sobre o ciclo da água e a importância das matas ciliares. A Secretária de Meio Ambiente Daiane Fernandes Pereira Lahmann conversou com os alunos também sobre a relação entre água a resíduos sólidos, como funciona uma ETA (estação de tratamento de água) e medidas para economia e preservação da água. A segunda palestra foi para alunos de 5º das escolas visitadas, dentro do projeto Direito Ambiental na Escola e abordou o tema Meio Ambiente – Conceito e Espécie. As crianças aprenderam sobre o conceito de meio ambiente, os tipos: natural, artificial, cultural e do trabalho ou escolar. Também destacou sobre o Direito Constitucional que dispõe o meio ambiente ecologicamente equilibrado não apenas como um direito, mas um dever de todos em protegê-lo.