Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 04 de Março de 2022

SENAR, SINDICATO RURAL DE CAXAMBU E PREFEITURA PROMOVEM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

A parceria entre o Sindicato Rural de Caxambu, Senar e Prefeitura de Caxambu segue promovendo cursos profissionalizantes que abrem novas oportunidades de emprego e renda. Entre os dias 14 e 18 de fevereiro foi realizado o curso de Viveirista, voltado para o aprendizado de produção de mudas nativas e ornamentais. O curso foi ministrado pelo engenheiro florestal Ronan Soares de Faria, Instrutor do SENAR. Participaram do evento 10 alunos que puderam aprender mais sobre a silvicultura, que nada mais é que o florestamento e reflorestamento voltados para o plantio de sementes de árvores nativas em viveiros. Este curso contou também com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente oferecendo o espaço do Horto municipal e também os insumos. OPERAÇÃO DE MOTOSERRA Outro curso da parceria Sindicato Rural de Caxambu, Senar e Prefeitura que aconteceu entre os dias também nas 21 e 23 de  fevereiro nas dependências da Central de Inclusão Produtiva, no centro de Convenções em Caxambu, foi o de Operação de Motoserra. Participaram 10 alunos que aprenderam as particularidades profissionais do uso correto da motosserra e também sobre a devida manutenção, de forma racional e com segurança operacional. Este curso foi ministrado pelo engenheiro mecânico Wellington Durço – instrutor do SENAR. Dentro da capacitação profissional na operação e manutenção de motosserra, os alunos aprenderam sobre os seus componentes, os cuidados na operação, limpeza, manutenção, modelos de motosserras e classificação, conjunto de corte, montagem do conjunto de corte, tecnologia de corte de árvores, desgalhamento, traçamento e manutenção, entre outros. Todos estes cursos são realizados entre a parceria da Prefeitura de Caxambu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a Central de Inclusão Produtiva com o Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG. O objetivo é promover o ensino e ampliar a oportunidade de emprego e renda.