Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 07 de Março de 2022

CURSOS ENSINAM PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E ABREM PORTAS PARA AMPLIAR RENDA

Quando a Prefeitura de Caxambu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a Central de Inclusão Produtiva, promove junto ao Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG cursos profissionalizantes, o objetivo é proporcionar a oportunidade de ampliação do emprego e da renda de quem participa dos treinamentos. Com os conhecimentos adquiridos, o aluno pode montar seu negócio, conseguir uma vaga no mercado de trabalho e com isso aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida. Ao longo do mês de fevereiro, foram realizados cursos na área de produção de alimentos que proporcionam tais possibilidades. Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, foi realizado o Curso do SENAR de Produção Artesanal de Salgados e Doces para Festas.      Ao todo, dez alunas aprenderam técnicas para a produção artesanal de salgados e doces para festas, ministradas pela Engenheira de Alimentos Gabriela Santos –  instrutora do SENAR. As alunas aprenderam as técnicas para o uso de facas, superfícies adequadas para o corte, uso correto do equipamento de proteção individual,  temperaturas ideais do forno e do óleo para fritura, sobre os riscos mais comuns de contaminação que podem ser por meio físico, químico ou biológico. Também conheceram sobre as contaminações que podem ocorrer através de corpos estranhos que caem nos alimentos, por produtos químicos sem enxágue adequado ou ainda por bactérias presentes no ar, na água, no manuseio com mãos sujas ou vasilhames contaminados. PRODUÇÃO ARTESANAL DE ALIMENTOS SEM GLUTEN, SEM AÇÚCAR E SEM LACTOSE Também no setor de produção de alimentos, foi promovido o curso “Produção Artesanal de alimentos sem Glúten, sem açúcar e sem lactose” – SENAR, realizado entre os dias 17 e 19 de Fevereiro, na Oficina de Panificação da Central de Inclusão Produtiva. Dez pessoas participaram do treinamento, também ministrado pela Engenheira de  Alimentos Gabriela Santos – instrutora do SENAR. Todos tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas na elaboração de alimentos ricos em nutrientes, sem os desconfortos que podem causar o glúten, o açúcar e a lactose, sem alteração da textura e do sabor.       O curso ensinou a preparar alimentos saudáveis, de olho na valorização regional e também oferecendo alternativas economicamente viáveis aos participantes. Durante as aulas foram usadas receitas com ingredientes do dia a dia, que existem na cidade ou no meio rural e que podem ser produzidos artesanalmente. Foram oportunidades de crescimento profissional, oportunizando o empreendedorismo e a geração de renda, assim como chances no mercado de trabalho.