Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021

CURSO DE BRIGADISTA ORGÂNICO

O curso de Brigadista Orgânico aconteceu nas dependências da Central de Inclusão Produtiva, no Centro de Convenções, onde foram desenvolvidas as partes teóricas e práticas, utilizando-se também uma área da antiga Fundação para as aplicações práticas de prevenção e do combate a incêndio. Voltado para pessoas que não são profissionais da área, mas que possam atuar de forma extraordinária, o treinamento permite que o aluno venha a ser a pessoa de referência no local de trabalho para agir em situação de incêndio. O foco da capacitação é a prevenção de incêndios e em caso de sinistro, a atuação para os primeiros socorros, controle do pânico, combate a princípios de fogo e abandono da área. O curso de brigadista é previsto na Legislação, através da NR-23 do Ministério do Trabalho e IT 12 do Corpo de Bombeiros. Com 80% do conteúdo aplicado de forma prática, os participantes aprenderam a utilizar equipamentos para controlar incêndios: caminhão pipa com canhão automático e manual, hidrante, extintor de incêndio, abafador e bomba costal, entre outros. Metade do período do treinamento foi voltado para os primeiros socorros, com demonstrações de mobilização, contenção de hemorragia, reanimação cardiopulmonar, resgate, salvamento, entre outras. O curso foi dividido em duas partes: básico e complementar, com uma carga horária de 40 horas e contou com a participação de 12 alunos e terminou na sexta-feira (10).   A realização foi do SENAR MG, Sindicato Rural de Caxambu e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social com a Central de Inclusão Produtiva.