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PESQUISA LEVANTA INFORMAÇÕES SOBRE PRODUÇÃO AGRÍCOLA E MERCADO CONSUMIDOR EM CAXAMBU
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio da Diretoria de Agropecuária e a Secretaria de Desenvolvimento Social por meio da Central de Inclusão Produtiva promovem uma pesquisa junto aos produtores rurais para levantar informações sobre a produção agrícola e o mercado consumidor em Caxambu. O trabalho tem por objetivo fomentar a economia no município. Para os produtores rurais, a pesquisa tem como foco conhecer o que produzem, quanto produzem e para quem vendem. E dos estabelecimentos comerciais, as respostas para as três perguntas: o que compram, o quanto compram e de onde compram. Servidor Áquila Alves, Chefe da Central de Inovação, no momento da coleta de informações em estabelecimento comercial de Caxambu Segundo Hiran Fernandes Vilas Boas, engenheiro agrônomo e responsável pela Diretoria de Agropecuária, o setor rural de Caxambu é composto, em sua grande maioria, por agricultores familiares, que são caracterizados como pequenos produtores rurais que exercem influência na economia de uma determinada região. “Em se tratando de economia, a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos do país e 80% da mão de obra empregada no setor rural, onde se destaca o auto emprego, devido ao caráter de utilização da própria mão de obra familiar” – explica Hiram Neste contexto, o grande desafio existente para os produtores rurais, maior até mesmo do que o de produzir, é conseguir que sua produção seja colocada no mercado por um preço bom e no momento desejado. -“Em outras palavras, é o tão conhecido “problema de comercialização”, que afeta indistintamente tanto a pequenos e médios produtores, quanto a grandes, ainda que em diferentes dimensões” – afirma Hiram. Comerciante Kássia, do Caxambu Velho, respondendo a pesquisa Durante as entrevistas da pesquisa que está em andamento, os agricultores e os comerciantes estão sendo questionados quanto às suas carteiras de clientes e fornecedores e a respeito de como fazem para o produto chegar até eles, revelando todas as dificuldades enfrentadas em meio ao processo. “A pesquisa visa, em suma, propor soluções e facilitar o escoamento dos produtos e a absorção pelo comércio local” – finaliza o Diretor de Agropecuária