Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 16 de Junho de 2021

WEBNÁRIO DEBATE TRILHAS DE LONGO CURSO TRANSMANTIQUEIRA

O objetivo foi debater ideias para este importante momento de alinhamento e avanço das discussões institucionais sobre o projeto da TLC Transmantiqueira. A transmissão foi nesta terça-feira (15) pelo canal da Secretaria de Turismo e Cultura do Estado de Minas Gerais. Entre os participantes, Milena Predosa – Subsecretaria de Turismo de Minas Gerais, Tatiana Petra, Coordenadora-Geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo, Filipe Condé, vice-presidente da Fecitur-MG e Secretário de Turismo de Caxambu e Luciana Bittencourt Villela – professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Também participaram Pedro da Cunha e Meneses – Diretor da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, que fez uma apresentação da Rede Brasileira de Trilhas; Hugo de Castro – Presidente da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e da Associação Trilha Transmantiqueira, que apresentou detalhes da Trilha Transmantiqueira e Alexandrina Alves, assessora do Núcleo de Estruturação de Destinos da Goiás Turismo, que finalizou o encontro com a apresentação do projeto Caminho de Cora Coralina A Trilha Transmantiqueira (TMTQ) é uma trilha de longo curso (TLC) integrante da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (Rede Trilhas) criada pela Portaria Conjunta Nr 407 – MMA/MTur de 19 de outubro de 2018. A Rede tem o intuito de conectar o Brasil de norte a sul através de trilhas caminháveis e a TMTQ é um importante pilar desse projeto. Cortando a serra da Mantiqueira de oeste a leste, a trilha tem seu percurso planejado para chegar a mais de 1.100 km de extensão, cruzando mais de 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e promovendo a integração de mais de 30 Unidades de Conservação (UCs). A TMTQ privilegia a passagem por trilhas já consolidadas, contemplando importantes atrativos naturais da região que oferecem ao caminhante a oportunidade de viver os caminhos e montanhas da Mantiqueira de forma estruturada.