.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Terça-feira, 08 de Junho de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

EDUCAÇÃO: ORIENTAÇÕES SOBRE A FALA DAS CRIANÇAS

EDUCAÇÃO: ORIENTAÇÕES SOBRE A FALA DAS CRIANÇAS


EDUCAÇÃO: ORIENTAÇÕES SOBRE A FALA DAS CRIANÇAS

SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA Estamos vivendo um momento desafiador de pandemia, com muitas dúvidas, receios e preocupações. O envio desse material tem como objetivo orientar sobre o que é possível fazer em situações incomuns relacionadas à fala da criança. Acho que a criança está com atraso de fala, o que posso fazer? A primeira coisa a ser feita é verificar se a criança apresenta alguma alteração auditiva. Crianças com muitas infecções de ouvido tendem a ter problemas de fala.Tente controlar a ansiedade! Quando colocamos muita expectativa na criança, esperando dela coisas que ela não tem condições de oferecer, a criança se sente frustrada, não se sente aceita e isso atrapalha o desenvolvimento dela. Além disso, não a castigue fisicamente ou verbalmente, porque ela poderá encarar as situações de fala como situações de sofrimento.É importante sempre conversar com a criança. Uma criança pequena aprende a falar ouvindo a fala ao seu redor. Crianças que ficam muito tempo expostas à TV, computador, celular, tablet ou vídeo game podem demorar mais a falar, pois esses atrativos não estimulam o diálogo.Toda hora é hora de estimular o vocabulário das crianças! Durante as atividades do dia-a-dia (por exemplo, enquanto estiver cozinhando, tomando banho etc), vá conversando sobre tudo que está fazendo e nomeando os objetos em uso. Fale o nome, para que serve, como usa, qual a cor e o tamanho e permita que a criança fale também.Leia livros junto com a criança e incentive que ela conte a mesma história com as suas próprias palavras depois ou que ela crie um possível final para a mesma (“O que você acha que pode acontecer?”).Cante músicas infantis, principalmente aquelas que tenham rimas, pois isso favorece a percepção e a manipulação dos sons que compõem a fala.Para ajudar a criança a falar frases você deve ampliar o repertório da criança, ensinando também palavras de categorias diferentes (se a criança só conhece substantivos, ela não vai conseguir formar frases. Ela tem que conhecer advérbios, adjetivos, verbos!). A criança está falando errado, o que devo fazer? É fundamental sempre falar as palavras da maneira correta com a criança, para que ela não fique confusa quanto à pronúncia certa de determinada palavra.Quando for corrigir, repita apenas a palavra da forma correta (NÃO repetir a palavra errada para não reforçar os erros).Sempre fale de frente para a criança e de forma pausada, para que ela possa observar sua articulação e entender o que é dito.Ofereça alimentos de consistência mais firme para estimular a mastigação e, dessa forma, o desenvolvimento adequado dos órgãos usados na fala.Fique atento ao uso de chupetas e mamadeiras, especialmente a partir dos 2 anos de idade. Esses objetos podem atrapalhar o desenvolvimento e o posicionamento correto dos órgãos necessários para a fala se desenvolver da maneira esperada. A criança está apresentando episódios de gagueira (prolongamento, repetição ou interrupção de sons), o que deve ser feito? Escute o que a criança está dizendo e não fixe tanto no modo como ela está falando (valorize mais o conteúdo do que a forma).Dê à criança o tempo que ela necessita para se comunicar. Se estiver com pressa, é melhor deixarem para conversar depois.Evite completar as palavras por ela ou dar sugestões de como falar melhor.Não peça para a criança respirar, relaxar ou ter calma, pois este tipo de instrução pode causar mais insegurança à criança.Mantenha-se tranquilo e receptivo, demonstre sua atenção com o olhar calmo e com pequenas colocações que demonstrem o seu entendimento da mensagem que está sendo transmitida.Fale um pouco mais devagar e aguarde a criança terminar sua fala antes de iniciar a sua. Em caso de dúvida, procure um fonoaudiólogo para avaliação e orientação! Secretaria Municipal de Educação – 3341-9028/3341-9030 Fga. Flávia Guimarães Henriques – CRFa: 6 – 8189 imagem / foto: ilustrativa

163 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Prefeitura Municipal de Caxambu - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.