Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 06 de Abril de 2021

NOVOS CAMINHOS: FORMANDOS RECEBEM CERTIFICADOS DE CURSOS PROMOVIDOS PELA PREFEITURA

O Ricardo está com 23 anos de idade e conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. A alegria dele é contagiante: – “Estou muito feliz mesmo. Antes de terminar o curso, eu fui chamado para trabalhar. Bom demais!” – conta o mais novo padeiro de Caxambu. O curso que o Ricardo se refere foi promovido dentro do Programa “Incluir” concebido pela Central de Inclusão Produtiva, integrante do organograma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Nesta primeira etapa foram formados novos profissionais nas áreas de fabricação de pães e congêneres, visando dar condições de plena inclusão produtiva e independência financeira com a inserção no mercado de trabalho e para empreender. O outro curso que também abre portas para novas oportunidades é o de corte e costura. – “Pra mim foi muito importante. Aprendi a utilizar uma máquina de costura, os pontos que precisam, o corte de tecidos, enfim, um curso fundamental para que agora eu possa entrar no mercado “ – afirma Patrícia Renzo Dias Fialho garantindo que vai abrir um ateliê pra reformas e consertos de roupas e posteriormente com confecção de roupas de bebê. A colega dela de curso pensa o mesmo. Dona Leoni dos Reis Cássio pretende trabalhar como autônoma: – “Eu sempre tive esse desejo de aprender mais com a costura. Vai nos dar muitas oportunidades. Valeu muito a pena” – garante Estes e outros participantes desta primeira etapa de cursos receberam seus certificados de conclusão na tarde desta segunda-feira (5). Na oportunidade os formandos foram prestigiados com a presença do Prefeito e do vice-Prefeito, dos Secretários de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico e do chefe da Central de Incentivo ao trabalhador, além dos professores dos cursos. O evento foi simples, mas emblemático pois consagra um projeto que visa gerar oportunidades e abrir portas para a novas ocupações. – “Nosso objetivo sempre foi gerar emprego e renda, melhorar a condição de vida das pessoas e não apenas protegê-las da vulnerabilidade social” – explica o Secretário de Desenvolvimento Social. E o que se via nos rostos de quem recebia o certificado era mesmo um semblante de felicidade e esperança. Afinal, com o conhecimento que adquiriram e com profissões reconhecidas, as chances são maiores, tanto para empreender, quanto para conquistar vagas no mercado. – “Estamos dando um suporte inicial. Temos a Sala Mineira do Empreendedor, que também auxilia quem vai abrir seu próprio negócio, com apoio do Sebrae. Vamos promover mais cursos. Outros treinamentos. Queremos que o caxambuense conte conosco para que consiga melhorar a renda, para que possa aprender uma profissão e conquistar sua independência financeira”- falou o chefe do Executivo ao parabenizar os formandos.