Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021

PREPARO E QUALIFICAÇÃO EM CURSO PARA CHARRETEIROS

No cinema do Centro de Convenções de Caxambu, todos atentos as explicações do professor. Comentando e participando, eles demonstram interesse, conhecimento, compartilham experiências do que fazem e com bastante alegria sentem-se valorizados. Este é o clima de uma das aulas ministradas aos condutores de charretes, dentro do projeto Caxambu + Charretes, organizado pela Prefeitura de Caxambu por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. – “Mesmo trabalhando muitos anos com charrete, a gente aprende muita coisa importante num curso como esse. Muito importante para nós” – afirma o charreteiro Juliano Balbino. Há 30 anos na função, ele garante que a oportunidade está sendo bem aproveitada: -“Esse curso está abrindo nossa mente. Ajuda a aprender e relembrar muitas coisas. A gente por exemplo sabia das obras do Chico Cascateiro, mas com o curso aprendemos outras coisas, o jeito certo de contar para os turistas. Bom demais” – garante ele. A mesma opinião tem o colega Fernando de Carvalho Filho, também com mais de 30 anos de experiência como charreteiro. -“Curso muito bom. Aprendendo muitas coisas. Sobre a Escola Padre Correia de Almeida, por exemplo, a arquitetura. É uma ajuda muito boa da Prefeitura para o nosso trabalho” – garante Fernando. O curso acontece ao longo de cinco dias com carga horária de 10 horas. É ministrado pelo professor Hamurabi Rodrigues de Oliveira, formado em artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora e também especializado como Guia Turístico pelo SENAC de Belo Horizonte. -“ Minha função é dar informação a todos eles. Ampliar e melhorar também a qualidade no atendimento ao turista. Não só a parte histórica da cidade, mas também orientar quanto a maneira de abordar o visitante, o tipo de roupa que devem usar ao longo do dia no serviço, comportamento quando estão junto aos turistas e assim por diante. É uma reciclagem profissional. Uma formação para melhorar o atendimento” – explica o professor. A diretora de Cultura da Secretaria de Turismo Mariana Junqueira também participa do curso –“ É uma forma de valorizar nosso patrimônio histórico, cultural, material e imaterial e estamos trabalhando para essa valorização. O trabalho é difundir isto tudo com os charreteiros, principalmente o roteiro Uma Luz na História, com 23 locais patrimoniais que contam histórias de edifícios, hotéis igrejas e faz com que o turista possa se aprofundar nesta nossa história e neste sentido os charreteiros têm a importante função de informar o visitante” – explica Mariana. Todo o projeto tem como objetivo dar um suporte ao serviço de charretes. A Prefeitura auxilia ainda com apoio veterinário aos animais, atendimento médico aos charreteiros, orientações específicas como as deste curso entre outros. A Diretora de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Daniela Kamp, também participa das aulas. – “A reação e a participação deles está sendo muito boa. Um ambiente tranquilo, com muito interesse da parte de todos em aprender. Eles sabem que a Prefeitura está aqui ajudando a trabalhar melhor” – conta Hamurabi. Preparo e qualificação são palavras de ordem nas aulas. Todos focados para atender bem o turista: -“Quando a pandemia passar e o turismo voltar com força total, eles estarão preparados para este atendimento. Agora é a hora de reciclar” – fala o professor. O projeto não termina aqui. Numa outra etapa eles terão aulas práticas – “Nós vamos andar de charrete com eles. Visitar os pontos turísticos. Será uma abordagem real do que vimos na teoria”. – finaliza o professor Hamurabi. O curso é realizado dentro de todas as normas de segurança devido a pandemia do Covid 19. Uso de máscaras, distanciamento entre os participantes, álcool em gel disponível.