Obras - Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA EM CURSOS DO SENAR

A parceria entre o Sindicato Rural de Caxambu, Senar MG e Prefeitura Municipal continua proporcionando oportunidades de formação de mão de obra em cursos que abrem chances de colocação no mercado de trabalho ou para empreender como prestador de serviços entre outros. Entre os dias 16 e 20 de maio foi realizado o Curso de Pedreiro, com aulas teóricas realizadas Central de Inclusão Produtiva no Centro de Convenções e as aulas práticas no Depósito da Prefeitura. Na oportunidade o instrutor do Senar, engenheiro Nestor, passou aos 11 participantes algumas particularidades da profissão como: medidas, prumadas de colunas, esquadrejamento, traços de argamassas e concretos, dentre outros procedimentos e atividades da construção civil, utilizando processos, ferramentas, técnicas e insumos específicos. Também foi realizado o Curso de Operação e Manutenção de Roçadeira, entre os dias 18 e 19 de maio. As aulas contaram com 12 alunos, que acompanharam as orientações do Engenheiro Mecânico Wellington – Instrutor SENAR. No conteúdo todos aprenderam sobre divisões e peças que compõe basicamente uma roçadeira; manutenções e identificação das peças pelos nomes técnicos; operação dentro do padrão de eficiência e  segurança exigido. O outro curso realizado também na parceria entre Senar, Sindicato Rural e Prefeitura foi o de Operação e Manutenção de Motosserra que aconteceu entre os 23 a 25 de maio com 10 participantes e ministrado mais uma vez pelo Engenheiro Wellington.   Neste curso a turma pode conhecer os componentes e dispositivos de segurança da motosserra; legislação ambiental; uso correto de EPIs; montagem do conjunto de corte; manutenção; afiação da corrente; corte florestal; planejamento do corte; abastecimento, partida e transporte da motosserra; derrubada, desgalhamento e corte transversal de árvores.