Unidade de Conservação: PANAM Laranjeiras tem Plano de Manejo aprovado

Governo - Quarta-feira, 09 de Abril de 2025


Unidade de Conservação: PANAM Laranjeiras tem Plano de Manejo aprovado

O “Parque Natural Municipal das Laranjeiras” (Lei Municipal 2.627 de 2019). Também chamado de “PANAM Laranjeiras”, tem por objetivo a recuperação e preservação de seus mananciais “Classe Especial”, preservação de sua flora e fauna.

O PANAM possui 11 nascentes preservadas com seus cursos de água enquadrados na Classe Especial, que é a categoria de maior qualidade que um corpo de água pode ter. O parque está dentro das Áreas Prioritárias de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal e é tangenciado pela Zona de Transição da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. A polícia ambiental dá suporte à Prefeitura de Caxambu fazendo rondas no local.

O PANAM Laranjeiras é a primeira unidade de conservação do município a ser contemplada por um Plano de Manejo e este foi aprovado pela Portaria Municipal n° 122 de 13 de janeiro de 2025. Plano de Manejo pode ser entendido popularmente como um “manual”, onde se define o diagnóstico, o prognóstico, as possibilidades de utilização etc de uma unidade de conservação. É um documento essencial para que junto a outros documentos, seja pleiteada ao Estado a obtenção de ICMS Ecológico. ICMS ecológico são verbas para realizar investimentos em preservação ambiental no município.

O objetivo é realizar adequações no PANAM para que seja viável abrir as portas do parque para o turismo científico, educacional e ecoturismo num futuro próximo.

O Plano de Manejo (3 volumes) seus 2 anexos e seu Instrumento legal de aprovação podem ser encontrados no link:

https://www.caxambu.mg.gov.br/pagina/2/biblioteca-ambiental

 

Prefeitura Municipal


Caxambu