FESTA DE REIS: FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO DE MAIS DE 50 ANOS EM CAXAMBU
Cultura - Quarta-feira, 04 de Janeiro de 2023

Uma das mais tradicionais Festa de Reis de Minas Gerais acontece há 52 anos em Caxambu no sul de Minas. Além da apresentação da Companhia de Folia de Reis “Estrela Guia”, do bairro Caxambu Velho, o evento conta com shows musicais, atrações culturais, religiosas e uma sempre aguardada distribuição de doces, que este ano deve passar dos 6 mil quilos.
A festa começou a ser organizada por volta de 1971 com o sr. João Pedro e logo em seguida o sr. Anésio deu continuidade à organização da festa, transformando o evento num dos mais esperados neste período do ano.
Desde o ano passado, a Associação Cultural do Caxambu Velho assumiu a organização do evento. Toda a comunidade se envolve na festa, desde voluntários na produção dos doces, na organização dos shows entre outras atividades, incluído a parte religiosa e cultural da festa.
A Prefeitura de Caxambu por meio da Secretaria de Turismo e Cultura apoia a Festa de Reis, pois além de ser uma tradição regional, representa muito da história do município.
A importância cultural da Festa de Reis do bairro Caxambu Velho é comprovada também pelo fato de que a Folia de Reis Estrela Guia, que é a atração principal do evento, foi registrada no IEPHA por sua importância cultural para o Estado. Faz parte do conjunto das Folias de Minas.
Veja abaixo a programação completa:
Sexta-feira – 06 janeiro
Abertura da Festa
18h – Apresentação da Congada do Sr. Ismael
19h – Missa na Igreja
Sagrado Coração de Jesus – Presépio ao vivo (apresentação teatral)
21h – Grupo RHAS
Sábado – 07 janeiro
17h – Movimento de barracas
18h – Swing das Gerais
19h – Coral Sertanejo Sagrado Coração de Jesus
20h – Gigante do Forró Pantanal
21h – Banda 8 Segundos
Domingo – 08 janeiro
10h – Concentração dos Carreiros e Cavaleiros na Praça da Rodoviária em Caxambu rumo a Festa de Reis, locução de Valentino Silva
11h30 – Roda de Viola com Valentino Silva
13h – Fábio Moreno
14h – Distribuição de doces
15h – Grupo de dança Let’s Dance
17h – Chegada da Folia de Reis
18h – Passagem da Coroa
20h – Queima de fogos
21h – Grupo Satsfação
Veja o neste link o curta documental sobre os 50 anos de histórias de uma das mais tradicionais companhias de Folia de Reis da Mantiqueira – Companhia Estrela Guia do Bairro Caxambu Velho, em Caxambu, MG
https://www.youtube.com/watch?v=8KXHYONuTMg
No link baixe em PDF a HISTÓRIA DA FESTA DE REIS DO CAXAMBU VELHO
HISTÓRIA-DA-FESTA-DE-REIS-DO-CAXAMBU-VELHOBaixar
OUTRAS FESTAS DE REIS EM CAXAMBU – Confira:
Festa de Reis Novo Horizonte:
Data: 06 de janeiro
Horário: A partir das 15:00 (Abertura da Festa com a Santa Missa)
Local: Quadra do Novo Horizonte
Festa de Reis Santa Tereza
Data: 06 de janeiro
Horário: 12h
Local: Rua Evaristo Sa Guedes, 582. Ao lado do açougue do Beto
Festa de Reis Trançador:
Data: 07 de janeiro
Horário: A partir das 16h
Local: Rua Nhá Chica 314
Mais Informações sobre Folia de Reis
Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins.
Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.
A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro.(Fonte: Iepha.)