As primeiras ações do Projeto Educação – Extensão Educacional Ambiental, Científica e Tecnológica do INPE -Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em Caxambu, tiveram início no dia 8 de março com atividades nas Escolas Estaduais “Domingos Gonçalves de Mello Mingote” e “Cabo Luiz de Queiroz”.
Na oportunidade foram abordados os temas: “A importância da Meteorologia para a Sociedade: Conceitos e Aplicações”, “Instrumentação Meteorológica: Montagem e Coleta de Dados”; “Os Biomas do Brasil” e “Oceanografia”.
O projeto tem o potencial para enriquecer o aprendizado dos alunos, inspirar futuros cientistas e promover uma maior compreensão sobre questões científicas e tecnológicas relevantes para a sociedade.
Participaram do evento como palestrantes a equipe formada pelos seguintes doutores pesquisadores: José Celso Thomaz Junior; Fabio Pinto da Rocha, Rosio Del Pilar Camayo Maita, Liviany Pereira Viana, Rosemary Aparecida Odorizi Lima.
“Contribuímos para o desenvolvimento educacional das crianças e jovens, fornecendo-lhes oportunidades de aprendizado e crescimento. Experimentamos uma sensação de realização ao observar o impacto positivo que o projeto teve nas escolas visitadas de Caxambu. Para nossa equipe, trabalhar no Projeto Educação é muito gratificante, pois estamos ajudando a moldar o futuro das gerações e proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para alcançarem seu pleno potencial” - afirmou a Dra. Rosemary Aparecida Odorizi Lima do INPE.
Em Caxambu a ação acontece por meio de convênio entre o INPE e a Prefeitura Municipal, coordenado pela Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Caxambu