Governo - Quarta-feira, 10 de Abril de 2024

Sesc em Minas oferece mais de 500 atendimentos oftalmológicos gratuitos em Caxambu

Desenvolvimento Econômico

A unidade móvel MedSesc Oftalmologia disponibilizará consultas e exames para pacientes que aguardam atendimento na lista de espera do SUS.

Promovendo a saúde ocular e contribuindo para o bem-estar da comunidade, o MedSesc Oftalmologia, projeto itinerante do Sesc em Minas, estará presente em Caxambu, no Sul de Minas, realizando atendimentos entre os dias 18 de abril e 22 de maio. A Unidade Móvel ficará estacionada no Ginásio Poliesportivo Jorge Curi, localizado na avenida Rio Branco, 470, e a previsão é de que sejam feitos cerca de 560 atendimentos durante o período.

Com 11 metros de comprimento, o caminhão conta com uma infraestrutura climatizada e acessibilidade, bem como equipamentos modernos e de alta performance, que permitem a realização de consultas e de cinco tipos de exames oftalmológicos a fim de analisar as condições visuais do indivíduo, detectar possíveis doenças e prevenir para que problemas oculares graves não ocorram.

Além disso, uma equipe qualificada presta atendimentos totalmente humanizados e desenvolve ações de educação em saúde, com foco na prevenção e na promoção da saúde ocular.

Agenda e serviços disponíveis

O MedSesc Oftalmologia é uma iniciativa do Sesc em Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxambu com o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Caxambu e Região, e tem como propósito prestar consultas e exames oftalmológicos no município e reduzir a lista de espera para esses atendimentos na cidade.

As consultas serão oferecidas, prioritariamente e de forma gratuita, para a população que aguarda em lista de espera, direcionada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os atendimentos ocorrerão de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e serão disponibilizados os seguintes serviços:

• Consultas oftalmológicas

• Exames e procedimentos de tonometria computadorizada (para diagnóstico do

glaucoma)

• Exame de autorrefração computadorizada (para aferição do grau)

• Exame de refração (para confirmação de grau)

• Exame de fundo de olho (avaliação da retina)

• Biomicroscopia (para identificação de catarata e outros processos inflamatórios)

Números:

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que entre 60% e 80% dos casos poderiam ter sido evitados ou tratados. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual. Tais dados reforçam a importância da iniciativa desenvolvida pelo MedSesc Oftalmologia na promoção do bem-estar e da saúde ocular dos mineiros.

Sobre o MedSesc Oftalmologia:

Desde 2006, a Unidade Móvel itinerante MedSesc Oftalmologia tem desempenhado um papel fundamental na promoção do cuidado com a saúde ocular. Com atendimentos conduzidos por profissionais qualificados, o foco está no diagnóstico e no controle de diversas doenças do aparelho visual. A unidade móvel possui uma infraestrutura moderna, proporcionando atendimentos confortáveis e seguros. Atualmente, o Sesc Minas conta com três unidades do MedSesc Oftalmologia, que percorrem diversas cidades mineiras ao longo do ano.

SERVIÇO:

MedSesc Oftalmologia em Caxambu

Quando: 18 de abril a 22 de maio; de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 15h.

Onde: Ginásio Jorge Curi (Avenida Rio Branco, 470, Caxambu, Minas Gerais).

Para quem: Pacientes triados pela Secretaria Municipal de Saúde (conforme lista de espera do SUS).

Informações: Policlínica (35) 3341- 9033 ou (35) 3341- 9092