Governo - Segunda-feira, 01 de Abril de 2024

CONFERÊNCIA REGIONAL DE ÁGUAS, BIODIVERSIDADE E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Meio Ambiente

A 1ª Conferência Regional de Águas, Biodiversidade e Unidades de Conservação aconteceu nos dias 21 e 22 de março de 2024, evento realizado pela AREA das Águas e apoiado pela Prefeitura Municipal de Caxambu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo e Cultura. A Conferência teve 26 municípios inscritos, mais de 20 palestrantes com temas relevantes ao Meio Ambiente, oficinas e visita ao Parque das Águas de Caxambu.

" Esta conferência ficará marcada como o início da regionalização do meio ambiente. Pretendemos estruturar as conexões entre os municípios, trazer capacitações e formar uma rede de contatos para fortalecer as pautas relacionadas a Águas, Biodiversidade e Unidades de Conservação na nossa região. Será o início de um grande trabalho conjunto." - afirmou Helena Luisa, Secretária de Meio Ambiente de Caxambu

O evento contou com representações de diversas prefeituras da região, órgãos municipais, estaduais e federais, dentre eles Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Fundação Estadual do Meio Ambiente- FEAM, Ministério Público Federal - MPF, Ministério Público de Caxambu - MPMG, Ministério do Meio Ambiente - MMA, Polícia Ambiental - São Lourenço, Corpo de Bombeiros - São Lourenço, Instituto Estadual de Florestas - IEF, Comitê de Bacia Hidrográfica Verde - GD4, Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - CODEMGE.

A segunda edição deverá acontecer em 2025, além de capacitações e materiais complementares que serão realizadas ainda ao longo deste ano.