Governo - Segunda-feira, 24 de Julho de 2023

INAUGURAÇÃO DO CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Saúde

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (24) a inauguração do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, implantado pela Prefeitura de Caxambu por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Participaram da inauguração o Prefeito Diogo Curi, o vice-prefeito Luiz Henrique Diório de Souza, a Secretária Municipal de Saúde Bernadete Bortone de Souza, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Amaro Gadbem, o Secretário Municipal de Planejamento Nicolas Dinamarco, o Secretário de Obra Edson Baldi.

Destaque para a presença de servidores municipais, especialmente da equipe da Secretaria de Saúde e todos que vão atuar no CAPS, do Pastor Ademir Rogério Pedro, Presidente do Conselho Municipal e Saúde, do Presidente da APAE de Caxambu Osvaldo Ramos entre outros.

Na oportunidade a Secretária de Saúde relembrou que a implantação do CAPS em Caxambu faz parte do plano de governo desta administração desde o início da gestão, sendo agora mais uma meta cumprida.

O Prefeito Diogo Curi destacou a importância de um atendimento como este, agradeceu a todos os servidores envolvidos na implantação do CAPS e reafirmou o compromisso de trabalho para o desenvolvimento da saúde e dos demais setores em benefício da população de Caxambu.

Na sequência foi cortada a fita inaugural e os presentes puderam conhecer o local.

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – é um serviço de saúde de caráter aberto e comunitário voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Nos estabelecimentos atuam psiquiatra, psicólogo e equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.

CAPS I, que é o tipo de serviço que foi inaugurando hoje, e promove atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. A equipe médica e multidisciplinar do CAPS está habilitada para prestar os cuidados em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais.

A equipe contará com os seguintes profissionais: psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, auxiliar administrativo, terapeuta ocupacional e profissional de serviços gerais.