.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Desenvolvimento Econômico
O município de Caxambu ocupa o primeiro lugar entre as cidades da microrregião do Circuito das Águas, dentro do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil.
Na avaliação geral, reunindo todas as cidades do país, Caxambu está na 283ª colocação no ranking, também uma posição de grande destaque.
O IDSC-BR permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apontando a evolução das 5.570 cidades brasileiras em direção a Agenda 2030 da ONU.
A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015 como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais. Assinado por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, o acordo logo se apresentou como uma ambiciosa agenda comum para nações de todos os continentes.
Trata ainda de questões que requerem a participação ativa de todos – governos, sociedade civil e setor privado. No entanto, o aspecto abrangente e integrado dos 17 objetivos e 169 metas, necessárias para estabelecer um conjunto de ações para países com realidades muito distintas, trouxe um desafio a mais para as cidades de modo geral, no Brasil e no mundo.
-“Importante destacar que esta avaliação faz uso de 100 indicadores de fontes públicas e oficiais nacionais, que medem diversos fatores, desde os investimentos em educação no município, preservação ambiental, geração de emprego e renda, promoção de saúde e bem-estar entre outros. A excelente colocação de Caxambu comprova que as ações que a atual administração vem implantando desde 2017 tem surtido resultados positivos” – afirmou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Amaro Gadbem.
Com estes índices, é possível também ampliar o trabalho de conscientização da sociedade e orientar a ação política municipal, estadual e federal, contribuindo para uma visão integrada dos desafios da cidade e a identificação de temas prioritários para ações e investimentos.