.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.

Governo - Quarta-feira, 17 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

MUSEU DE CAXAMBU RECEBE PEÇA HISTÓRICA ENCONTRADA NA ASCAMARC

Turismo e Cultura


O Museu Histórico e Genealógico de Caxambu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, recebeu a doação de um bebedouro de cerâmica que foi encontrado no galpão da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Caxambu – ASCAMARC. 

A entrega foi realizada no dia 9 de maio de 2023 e trata-se de uma peça que foi coletada pela ASCAMARC e notada por Alberto Andrada, conselheiro do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxambu.  

–“Com frequência vou à Associação para destinar meus resíduos recicláveis e numa ocasião em que compareci ao galpão, percebi um objeto que atraiu minha atenção. Observando melhor, concluí que se tratava de um antigo bebedouro de cerâmica. Notei que os detalhes decorativos da peça apresentavam simbolismo republicano e que provavelmente havia sido produzido no período inicial da república do Brasil. Com a autorização dos associados da ASCAMARC, encaminhei o objeto ao Museu de Caxambu onde foi constatada a antiguidade e o significado da peça. Então, a ASCAMARC decidiu doar o bebedouro para o acervo do Museu”- contou Alberto Andrada.  

A gestora voluntária na ASCAMARC Vanessa Gomsant acompanhou o processo e colaborou para o encaminhamento e a entrega dessa antiguidade à Secretaria de Turismo e Cultura de Caxambu.  

-“É bastante gratificante e sinto-me recompensada por ter participado deste acontecimento, desde a identificação dessa peça de cerâmica no galpão da ASCAMARC até a doação desse bebedouro ao Museu, numa das cidades que integra o Circuito das Águas. Sou gestora voluntária na ASCAMARC e, desde que iniciei, a Associação vem promovendo a reciclagem e também a reutilização de resíduos no município. 

Ainda de acordo com Vanessa, além desse bebedouro de cerâmica, diversos objetos em bom estado e em condição de uso já foram encontrados, como livros e brinquedos por exemplo. 

-“Todos os itens reutilizáveis têm sido separados, selecionados e destinados para pessoas que fazem seu reuso. Considero essa ação importante, porque além de proporcionar satisfação para quem recebe, dá vida para objetos descartados e reduz o volume de resíduos no município e nos aterros sanitários.  A Associação tem como slogan “ASCAMARC, a serviço do Meio Ambiente”, porém ela também tem realizado ações que beneficiam a Cultura, a Educação e o Social no município de Caxambu”- explicou Vanessa Gomsant, gestora voluntária na ASCAMARC e também conselheira do Conselho Municipal de Política Cultural de Caxambu.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

930 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Prefeitura Municipal de Caxambu - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.