Governo - Quinta-feira, 11 de Maio de 2023

ASSISTÊNCIA TÉCNICA RURAL GRATUITA EM CAXAMBU

Desenvolvimento Econômico

O produtor rural de Caxambu tem a sua disposição um serviço de assessoria técnica gratuita por meio da Diretoria de Agropecuária, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Com a consultoria do engenheiro agrônomo Hiran Vilas Boas, contratado pelo município para o atendimento, quem planta e colhe na zona rural de Caxambu recebe este apoio que pode ajudar no melhor desempenho da produção.

-“Nós que temos pequenas propriedades rurais somos os que mais necessitamos de orientação para que possamos ter lavouras, pastagem e o manejo bem formados, pois temos pouca terra e precisamos aproveitar o máximo da propriedade. Recentemente tive a orientação, acompanhamento e a atenção total e presencial do Hiran e sua equipe, na formação de um canavial e uma campineira com capiaçu. Ele nos orientou desde a definição do melhor local para plantação através de análise da terra, sua preparação, até a plantação e acompanhamento na adubação com resultados muito positivos. ” – afirmou o produtor rural Célio Vilela.

Para Carlos Moreira Gomes, que tem produção rural no bairro da Mombaça, o serviço oferecido pela Prefeitura é de fato essencial – “Hoje temos um respaldo, temos o Conselho Municipal que nos favorece tanto na comercialização, quanto no apoio técnico que vem ao local, com análise de solo, orientação do agrônomo, fundamental para a melhoria da produção”- afirma ele que trabalha com plantio de frutas e legumes.

As visitas são sempre muito aguardadas pelos produtores rurais. –“É uma ajuda sempre muito importante. O agrônomo tira dúvidas sobre plantio, acompanha os processos, ensina nossos colaboradores por exemplo, como adubar, entre outras. É um serviço muito competente que nos atende muito bem”. – afirma Eduardo Arnaut, produtor rural.

Apenas neste ano de 2023 (entre janeiro e março) foram 40 atendimentos diretos com orientações técnicas na zona rural de Caxambu. Mais um serviço que a Prefeitura promove e que tem por objetivo o desenvolvimento econômico do município.