.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Antes da chegada dos primeiros grupos de europeus, as cidades do sul de Minas eram territórios habitados por índios puris. Foi em 1674 que o Bandeirante Lourenço Castanho Taques observou o Morro de Caxambum pela primeira vez.

 

O território era ocupado por indígenas e, a partir de 1714, ficou conhecido como Caxambu. Nessa época, as “Minas Gerais” foram divididas em três áreas por pertencerem à capitania de São Paulo. Caxambu fazia parte da Comarca do Rio das Mortes.

 

A descoberta das fontes de água ocorreu por volta de 1814, quando a região ainda era composta por apenas duas fazendas. Foi esse acontecimento, inclusive, que atrairia a Família Imperial Brasileira a conhecer o destino, em 1868.

 

Sabe-se que a Princesa Isabel visitou as águas com o objetivo de curar sua infertilidade. Junto de seu esposo Conde d’Eu, ela foi à região e, com o tempo, conseguiu engravidar. E para agradecer ao milagre, ordenou a construção da Igreja de Santa Isabel da Hungria. 

 

Caxambu virou Distrito de Baependi em 1875, quando teve a qualidade de suas águas reconhecida. A criação da vila ocorreu alguns anos depois e, em 1915, foi elevada à categoria de cidade. Hoje, o município é famoso por ter recebido tantas figuras importantes, incluindo Rui Barbosa.

.
.

Prefeitura Municipal de Caxambu - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.