.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Antes da chegada dos primeiros grupos de europeus, as cidades do sul de Minas eram territórios habitados por índios puris. Foi em 1674 que o Bandeirante Lourenço Castanho Taques observou o Morro de Caxambum pela primeira vez.
O território era ocupado por indígenas e, a partir de 1714, ficou conhecido como Caxambu. Nessa época, as “Minas Gerais” foram divididas em três áreas por pertencerem à capitania de São Paulo. Caxambu fazia parte da Comarca do Rio das Mortes.
A descoberta das fontes de água ocorreu por volta de 1814, quando a região ainda era composta por apenas duas fazendas. Foi esse acontecimento, inclusive, que atrairia a Família Imperial Brasileira a conhecer o destino, em 1868.
Sabe-se que a Princesa Isabel visitou as águas com o objetivo de curar sua infertilidade. Junto de seu esposo Conde d’Eu, ela foi à região e, com o tempo, conseguiu engravidar. E para agradecer ao milagre, ordenou a construção da Igreja de Santa Isabel da Hungria.
Caxambu virou Distrito de Baependi em 1875, quando teve a qualidade de suas águas reconhecida. A criação da vila ocorreu alguns anos depois e, em 1915, foi elevada à categoria de cidade. Hoje, o município é famoso por ter recebido tantas figuras importantes, incluindo Rui Barbosa.