Governo - Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

SERPRO É O NOVO PARCEIRO DE CAXAMBU NO PROGRAMA CIDADES DO FUTURO

Desenvolvimento Econômico

SERPRO É O NOVO PARCEIRO DE CAXAMBU NO PROGRAMA CIDADES DO FUTURO

O Município adotou a Plataforma Cidades Gov.Br para promover sua transformação digital. Empresa pública também participou da primeira aula magna do programa mineiro, que irá promover a digitalização e inovação nas cidades do Estado

Na última terça-feira, 16, Caxambu se tornou o mais novo contratante do Cidades Gov.Br, uma plataforma criada pelo Serpro que visa promover a transformação digital dos municípios.

Na quinta-feira da semana anterior, a empresa pública também marcou presença na aula magna do Programa Cidades do Futuro, realizada no mesmo município mineiro. O evento contou com a participação de representantes de mais de quinze municípios da microrregião do Circuito das Águas de Minas Gerais, engajados na busca por soluções inovadoras, demonstrando grande interesse nas soluções apresentadas pela empresa.

Cidadania plena
“Queremos que a cidadania digital no Brasil seja cada vez mais plena e inclusiva. Para isso, o Serpro está interiorizando a sua presença com um portfólio especialmente voltado para os municípios do país. Caxambu, ao adotar o Cidades Gov.br, não só vai promover a digitalização dos seus serviços de governo, mas transformar o relacionamento entre a prefeitura e o cidadão. Essa é a missão do Serpro: garantir um Brasil digital cada vez mais seguro, democrático e soberano”, avalia o presidente da empresa pública do governo federal, Alexandre Amorim.

"Nosso município está fazendo a adesão ao Cidades Gov.Br como mais um passo em direção à modernização da administração pública. Esperamos que a unificação das plataformas, tanto a nível municipal como federal, possibilite aos cidadãos e empresas serviços mais rápidos e eficientes. Tudo em um só ambiente, com visual moderno e de fácil utilização das ferramentas", avalia Amaro Gadbem, Secretário de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura Municipal de Caxambu.

Diagnóstico
Durante o encontro em Caxambu, foi apresentada a Plataforma inteli.gente, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, onde é possível realizar o diagnóstico do nível de maturidade digital, compliance e evolução dos municípios. A plataforma também verifica o nível de maturidade em transformação digital e desenvolvimento urbano sustentável das cidades brasileiras. Traz ainda diretrizes e eixos de atuação para elaboração de políticas públicas e recomenda a utilização da Plataforma Cidades Gov. Br.

Cidades do Futuro
O Programa Cidades do Futuro, por sua vez, é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico De Minas Gerais e já conta com a adesão de 35 municípios, além do apoio do Serpro. No último mês, o governo mineiro assinou um acordo de cooperação técnica com a empresa pública que prevê, entre outras ações, detectar as necessidades dos municípios, promover capacitação dos servidores, propor soluções com novas tecnologias, disponibilizar degustação de produtos, viabilizar a adesão aos grandes sistemas estruturantes do governo e, ainda, apoio na identificação de entidades de fomento e captação de recursos.

Fonte: Comunicação do Serpro